quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Essência


Cidade movimenta essa a qual eu vivo. Percorrendo o caminho de casa para o trabalho, com meu fone no ouvido e um livro em punho quase não percebo a movimentação que acontece ao meu redor. Mais o livro chegou ao fim, a música acabou. Eu continuei sentado no banco do metro, estava cedo demais para chegar e não havia pressa, comecei quase que inconscientemente a reparar na movimentação de uma das mais novas estações de metro da cidade de São Paulo, a estação Pinheiros, peculiar é o mau cheiro que a cerca, obvio por causa do rio que esta ao lado, ainda mais em um dia desses de Sol quente, transito pesado.

Reparei que o fluxo de pessoas na estação é continuo, as suas inúmeras escadas rolantes nunca ficava vazia, gente descendo e subindo, assim que um trem parava mais pessoas, o que mais me chamava atenção em todo esse contexto era o silêncio, como pode haver tanta movimentação, milhares de pessoas transitando em um mesmo lugar sem que se haja algum som, não havia vozes, somente o som dos passos. Outra coisa que me intrigou foi que por várias vezes as expressões de quem por mim passava eram vazias, não demonstravam sentimento algum, vez por outra se percebia alguma pressa em seu olhar, mais nada, além disso.

Tentei por algum tempo entender o porquê disso, por que tantas pessoas em um mesmo espaço, mas sem nenhuma voz, sem nenhuma expressão. Lembrei-me de mim, e eu por quantas vezes passei por ali, sem expressão, sem fazer algum som. O porquê disso eu ainda não sei bem, mas desconfio que isso seja causa de um novo paradigma, as pessoas, eu mesmo, me contenho nas minhas emoções e vontades por várias vezes para não ser notado, para não chamar atenção e talvez para não atrapalhar alguém. Bom eu sei que tento ao máximo me esquivar disso, mais é muito difícil quando você é cercado de pessoas assim, no trabalho, em casa, nas ruas, na faculdade, em qualquer lugar. O jeito é continuar tentando, tenho certeza que o mundo seria um lugar melhor se as pessoas não se importassem tanto com o que aparentam ser e sim com o que realmente são.

Um comentário:

Matt Braz disse...

Essências são tão essenciais para toda a vida, que quando você não a encontra, você acaba ficando totalmente perdido...mas quando acha a essência certa, tudo na vida parece ficar colorido e alegre... com esse texto você me fez rever conceitos que eu ainda não tinha notado... (: ficou lindo lindo lindo