sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Transporte - O Desabafo

Esta certo que eu escrevo muito sobre transporte público, mais isso tem uma explicação básica, nos últimos anos é onde eu passo a maior parte do meu tempo, e onde ocorrem todas as minhas idéias. Posso dizer que enquanto estou dentro de um ônibus, trem ou metro, é quando eu penso na minha vida, no que vou fazer no que tenho que fazer, e no que deveria ter feito. Dito isso vai aqui um pequeno protesto.

O Estado de São Paulo investiu US$ 1,5 bilhão na Linha 4 Amarela do metro, segundo informa o site da concessionária que administra a linha, com a propaganda de que seria a linha mais moderna e a linha que desafogaria o caos que havia nas principais estações de sua malha metroviária, como Sé e Paraíso. Bom, algumas coisas realmente melhoraram após a inauguração das estações Pinheiros e Butantã, que até então só eram acessíveis de ônibus, ou de carro, para quem tem essa possibilidade.

Agora vamos direto ao ponto, hoje mais uma vez a linha que era ser a mais moderna e segura do Estado, mais uma vez parou de funcionar, motivo queda de energia, esta certo que com a chuva que esta tudo bem, porém vamos a uma pequena analise, em caso de queda de energia, os trens param, e se acendem as luzes de emergência, no caso da linha amarela de hoje tudo ocorreu como manda o figurino, porém os trens são “lacrados” não há janelas, e a única forma de ventilação no interior é o ar condicionado, que permaneceu desligado cerca de dez minutos, mais ou menos o tempo em que os trens ficaram parados, isso não deveria acontecer, só se a intenção fosse, “o trem parou se fuderam agora economizem ar ou desmaiem mesmo não vai fazer diferença”, o detalhe é o trem estava lotado, não foi uma situação legal, algumas pessoas passaram mal, outras desmaiaram mesmo. Agora me digam que trem seguro é esse que a ventilação não funciona, eu prefiro ficar no escuro e respirar, outro detalhe, as telas dos trens onde passam um comercial falando super bem da linha estavam funcionando, quem vai assistir isso quando se esta sendo sufocados?

Outro ponto é a péssima estratégia, que foi feita, interligaram a nova linha de metro com a Linha 9 Esmeralda que liga Osasco a Grajaú, bom essa linha de trem já era bem movimentada, digamos que agora dobrou, tem dias que há fila na catraca das estações, isso mesmo fila já na catraca, imaginem dentro dos vagões como deve ser. Cadê o planejamento estratégico, eu penso assim pelo menos – já que vamos ligar a linha de trem ao metro, o que facilitará o acesso das pessoas que moram em regiões como Santo Amaro, e estrema zona sul e oeste, vamos aumentar a oferte de trens na linha, ainda mais no horário de pico – por que merda o governo não pensou isso antes de despejar um milhão de pessoas às 18h na estação Pinheiros, sim essa é a média estimada de pessoas que passam por lá durante esse horário.

Contudo isso só foi um desabafo, não tenho soluções milagrosas para esse problema da nossa cidade abarrotada de pessoas. Só queria que fossem revistos alguns projetos de transporte público, nem sempre tudo que parece a solução pode ser.
Imagem:http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,caos-marca-novo-horario-da-linha-4-amarela-do-metro,777871,0.htm

Nenhum comentário: